Análise e Composição Musical

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O curso “Análise e Composição Musical” tem como objetivo analisar músicas eruditas e populares em termos rítmicos, melódicos, harmônicos e formais, apresentando os modos de construção musical a partir de diversas técnicas analíticas e dos diversos gêneros e estilos.

A análise é o meio de se codificar como as músicas são compostas em elementos e técnicas lógicas e compreensíveis. Como resultado, o curso fornecerá ferramentas para o entendimento das progressões harmônicas e elaborações melódicas através de vivências teóricas e práticas, permitindo que o aluno adquira conhecimento sobre a construção de temas e harmonização de melodias.

Ministrado por Ednilson Lazzari e Marisa Ramires (saiba mais sobre os professores abaixo), o curso terá os conteúdos abordados ilustrados e aplicados com diversidade de repertório e dinamismo.

Duração, início e inscrições

O curso “Análise e Composição Musical” terá duração de um semestre: serão 21 aulas com duas horas de duração, às segundas-feiras, das 20 às 22 horas com início no dia 5 de fevereiro de 2018.

As inscrições serão feitas mediante o preenchimento de uma ficha de autoavaliação onde o candidato indicará seu nível de conhecimento (ruim, médio, bom ou ótimo) de cada item da teoria musical que será posteriormente avaliada pelos professores.

A lista de candidatos aprovados será divulgada no site da escola, no link www.emt.com.br/analise-e-composicao-musical/, no dia 22 de janeiro e as matriculas deverão ser feitas até o dia 3 de fevereiro.

Inscreva-se na secretaria da EM&T: Av. Engenheiro George Corbisier, 100 – ao lado do Metrô Conceição.

Número mínimo de alunos: 15
Número máximo de alunos: 30

Valores

Matrícula: R$ 120,00
Mensalidade: R$ 320,00
Aluno EM&T tem 10% de desconto na mensalidade: R$ 288,00

Sobre os professores

Marisa Ramires é professora de música, palestrante e escritora de livros. Com larga experiência didática na área musical, publicou os livros ” Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática”, “Harmonia: uma abordagem prática” e “A Teoria de Edmond Costere: uma perspectiva em análise musical”. Suas estratégias variadas e sua abordagem descomplicada propiciam o acesso e a vivência de cada conteúdo musical de forma lúdica e contextualizada. Seu método proporciona o passo a passo que assegura ao aluno a união da teoria com a prática musical. Mestre em música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Bacharel em violão sob orientação do professor Henrique Pinto e em Composição e Regência, pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM). Estudou composição com o professor e compositor Almeida Prado. Desde 1987 é professora do UniFiamFaam Centro Universitário, SP.

Ednilson Lazzari é Mestre em Comunicação e Semiótica (Musicologia) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), pós-graduado com especialização em Linguagem e Estruturação Musical pela Faculdade Carlos Gomes, pós-graduado com especialização em Composição pela Faculdade Carlos Gomes e graduado em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM-FMU). Idealizador e coordenador dos Seminários de Harmonia que ocorrem na EMT (Escola de Música e Tecnologia) desde 2006. Já atuou como regente dos corais do Conservatório Souza Lima (1994-2002) e da Faculdade Mozarteum (1999-2002), entre diversos outros trabalhos como pesquisador, professor, palestrante e instrumentista. Atua na área de Teoria, Análise e Composição Musical desde 1985 e é coordenador do curso de Linguagem e Estruturação Musical da EMT desde 2000.

Bibliografia sugerida do Curso

(leitura sugerida pelos professores, o material não é fornecido pelo curso)

  1. ALMADA, Carlos (2009). Harmonia Funcional. Campinas: Editora da Unicamp.
  2. DUDEQUE, Norton Eloy (1997). Harmonia Tonal e o Conceito de Monotonalidade nos Escritos de Arnold Schoenberg (1874-1951). USP: Tese de mestrado.
  3. DUNSBY, Jonathan. WHITTALL, Arnold (2011). Análise Musical na Teoria e na Prática. Tradução de Norton Dudeque. Curitiba: editora UFPR.
  4. FRAGA, Orlando. Progressão Linear: Uma Breve Introdução à Teoria de Schenker. Londrina: Eduel – Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011.
  5. GAULDIN, Robert (2004). Harmonic Practice in Tonal Music. New York: Norton.
  6. GREEN, Douglas M. (1993). Form in Tonal Music. New York: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers.
  7. GUEST, Ian (2006). Harmonia: método prático. Rio de Janeiro: Lumiar.
  8. HINDEMITH, Paul (1970). The Craft of Musical Composition. Book 1: Theory. 4ª edition. New York: Schott.
  9. KOSTKA, S., PAYNE, D. (2004). Tonal Harmony. New York: Alfred A. Knopf.
  10. LIMA, Marisa Ramires Rosa de (2010). Harmonia: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Embraform.
  11. MOTTE, Diether de la (1998). Armonia. Barcelona: Idea Musical.
  12. PEREIRA, Marco (2011). Cadernos de Harmonia para Violão. Rio de Janeiro:
  13. PERSICHETTI, Vincent (1985). Armonia del Siglo XX. Tradução de Alicia Santos Santos. Madrid: Real Madrid.
  14. PISTON, W. (1987). Harmony. London: Victor Gollancz.
  15. RAMEAU, Jean Philippe (1971/1722). Treatise on Harmony. Tradução de Philip Gosset. New York: Dover.
  16. RIEMANN, Hugo. Harmony Simplified: or, the Theory of the Tonal Functions of Chords (1896?). 3ª edition. London: Augener Ltd.
  17. ROIG-FRANCOLÍ, MIGUEL A. (2003). Harmony in Context. New York: McGraw-Hill Companies, Inc.
  18. RUSSO, William (1983). A New Approach Composing Music. Chicago: The University Chicago Press.
  19. SALZER, Felix (1990). Audicion Structural: Coherencia Tonal en la Musica. Barcelona: Labor.
  20. SCHENKER, Heinrich (1992). Harmony. Tradução de Elisabeth Mann Borgese. Chicago: The University of Chicago Press.
  21. SCHENKER, Heinrich (1969). Five Graphic Music Analyses. New York: Dover.
  22. SCHENKER, Heinrich (1997). Free Composition. New York: Pendragon Press.
  23. SCHOENBERG, Arnold (1991). Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Edusp.
  24. SCHOENBERG, Arnold (2001). Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: UNESP.
  25. SCHOENBERG, Arnold (2004). Funções Estruturais da Harmonia. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera.

Todos os alunos matriculados e ativos têm direito a

– Frequentar a EM&T todos os dias;
– Apostilas;
– Assistir as Master Classes;
– Participar dos Workshops;
– Utilizar as Salas de Estudo;
– Utilizar o estúdio para ensaio;
– Ter descontos nos serviços prestados por terceiros conveniados com a EM&T (Luthieria Edmar Luighi e Loja Made in Brazil);
– Kit respectivo de seu Instituto contendo camiseta, adesivos etc.

Obs.: O conteúdo desse Kit poderá ser alterado sem prévio aviso.

Horário de funcionamento da EM&T
De segunda à sexta-feira das 10h às 22h
Aos sábados das 10h às 18h
Av. Eng. George Corbisier, 100 – CEP 04345-000 – São Paulo/SP
(a 50 metros da Estação Conceição do Metrô).
Tel: 11 5012-2777

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