Arranjo com Ednilson Lázzari e Reinaldo Garrido

Free

No student enrolled

Curso de arranjo com Ednilson Lázzari e Reinaldo Garrido

O curso tratará de arranjos para banda (bateria, baixo, guitarra, piano e diversos outros instrumentos), além da criação de contracantos, backing vocals entre outras formações de grupos vocais e instrumentais.

Temas abordados:

– Procedimentos melódicos,
– Desenvolvimentos motívicos,
– Fundamentos da harmonia e contraponto,
– Harmonia em bloco
– Formas musicais
– Instrumentação

Um curso de arranjo completo com dois renomados professores.

Dia/horárioDuração do cursoValor da mensalidade
Segundas-feiras, das 20h às 22h1 semestreR$ 320,00

Próxima turma: 04/02/2019

* Alunos de outros cursos da EM&T têm 10% de desconto

Quem são os professores

Ednilson Lázzari é Mestre em Comunicação e Semiótica (Musicologia) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), pós-graduado com especialização em Linguagem e Estruturação Musical pela Faculdade Carlos Gomes, pós-graduado com especialização em Composição pela Faculdade Carlos Gomes e graduado em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM-FMU).

Idealizador e coordenador dos Seminários de Harmonia que ocorrem na EM&T (Escola de Música e Tecnologia) desde 2006. Já atuou como regente dos corais do Conservatório Souza Lima (1994-2002) e da Faculdade Mozarteum (1999-2002), entre diversos outros trabalhos como pesquisador, professor e instrumentista.

Atua na área de Teoria, Análise e Composição Musical desde 1985 e é coordenador do curso de Linguagem e Estruturação Musical da EM&T desde 2000.

Reinaldo Garrido Russo: Compositor, regente e arranjador. Lecionou Arranjo e Canto Coral na Faculdade de Música da Universidade São Judas Tadeu por seis anos.

Discípulo de Koellrreutter, é professor de violão, regência e arranjo. Escreveu mais de 150 artigos para a revista Playmusic e 23 edições para a revista eletrônica Violão+ com artigos sobre percepção auditiva.

Gravou, como diretor e arranjador, com Oswaldinho do Acordeon, Bia Biagi, Aquillo Del Nisso, Fernando de Carvalho e muitos outros artistas. Fez parte da Equipe de Henrique Pinto, ministrando cursos pelo interior de São Paulo e Minas Gerais.

Participou do Festival de inverno da Escola Municipal de MPB em Curitiba ao lado de Roberto Gnatalli e Ian Guest. Faz arranjos vocais e rege o Grupo Vocal Hospital Edmundo Vasconcelos.

Bibliografia do curso

  1. ADOLFO, Antônio (1977). Arranjo: um enfoque atual. Rio de Janeiro: Lumiar Editora
  2. ALMADA, Carlos (2006). Arranjo. Campinas, SP: Editora Unicamp.
  3. ALMADA, Carlos (2009). Harmonia Funcional. Campinas: Editora da Unicamp.
  4. ALMADA, Carlos (2013). Contraponto em Música Popular: Fundamentação Teórica e Aplicações Composicionais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
  5. BUETTNER, Arno Roberto Von (2005). Expansão Harmônica: uma questão de timbre. São Paulo: Irmãos Vitale.
  6. CARVALHO, Any Raquel (2000). Contraponto Modal. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto.
  7. CARVALHO, Any Raquel (2002). Contraponto Tonal e Fuga. Porto Alegre: Editora Novak Multimidea.
  8. CASELLA, Alfredo. MORTARI, Virgilio (1981). La Tecnica de la Orquesta Contemporanea. Buenos Aires: Ricordi Americana.
  9. CHEDIAK, Almir. Songbooks (coleção completa). Rio de Janeiro: Lumiar.
  10. COPLAND Aaron (2013). Como Ouvir e Entender Música. Original: How to Listen for in Music. HRosa Gráfica e Editora, BRA.
  11. FORTE, Allen (1974/1962). Tonal Harmony in Concept and Practice. 2ª edition. New York: Holt, Rinehart & Winston.
  12. GAULDIN, Robert (2004). Harmonic Practice in Tonal Music. 2ª edition. New York: Norton.
  13. GUEST, Ian (1996). Arranjo: método prático. Rio de Janeiro: Lumiar.
  14. GUEST, Ian (2006). Harmonia: método prático. Rio de Janeiro: Lumiar.
  15. HINDEMITH, Paul (1970). The Craft of Musical Composition. Book 1: theory. 4ª edition. New York: Schott.
  16. KOSTKA, Stefan. PAYNE, Dorothy (2009). Tonal Harmony: With an Introduction to Twentieth-Century Music. New York: MacGraw-Hill Higher Education, sixth edition.
  17. MANCINI, Henry (1962). Sound and Scores, A Practical Guide to Professional Orquestration. USA: Alfred Publishong, CO.
  18. MOTTE, Diether de la. Armonia (1998). Barcelona: Idea Musical.
  19. PERSICHETTI, Vincent (1985). Armonia Del Siglo XX. Tradução de Alicia Santos Santos. Madrid: Real Madrid.
  20. PISTON, Walter (1947). New York: W. W. Norton & Company.
  21. PISTON, Walter (1987). Harmony. 5ª edition. New York: WW Norton & Company.
  22. ROIG-FRANCOLI, Miguel A. (2011). Harmony in Context. 2ª edition. New York: McGraw-Hill.
  23. SCHENKER, Heinrich (1992). Harmony. Tradução de Elisabeth Mann Borgese. Chicago: The University of Chicago Press.
  24. SCHOENBERG, Arnold (1991). Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Edusp.
  25. SCHOENBERG, Arnold (2001). Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: UNESP.
  26. SCHOENBERG, Arnold (2004). Funções Estruturais da Harmonia. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera.
  27. SEBESKY, Don (1979). The Contemporary Arranjer. USA: Alfred Publishing CO.
  28. STOCKLER, Olmir. Método de Composição Popular: Diferentes Formas de Harmonizar. Edição do autor.
  29. WRIGHT, Rayburn (1982). Inside the Score. Delavan, NY: Kendor Music Inc.
Curriculum is empty