Alex Maia

Violão
Alex Maia é professor de violão e coordenador do IV&T
Alex Maia é professor de violão e coordenador do IV&T

Alex Maia sempre teve contato com a música, já que o pai é guitarrista e foi sua primeira influência. Quando menino, viajava com a banda do pai, mexia nos instrumentos durante os ensaios. Aos 07 anos teve sua primeira aula de bateria.

Aos 11 anos, uns amigos resolveram formar uma banda punk e o chamaram para assumir a guitarra. Daí em diante, Alex Maia nunca mais parou de tocar. Aos 21 descobriu o violão: estava se tornando pai e por isso sua vida passava por uma transformação. Então, foi da guitarra ao violão, do punk à música brasileira.

Ao ver Ulisses Rocha num programa de TV, não teve dúvidas: “esse será meu mestre”. Estudou 5 anos com Ulisses, que o convidou a dar aulas na EM&T, em 2004. Logo a formação passou por anos na ULM (atual EMESP Tom Jobim) e por aulas com Cláudio Leal Ferreira e Paulo Bellinati.

Além de professor, tem uma carreira artística, lançou discos ao lado da esposa, nossa professora de canto, Carol Andrade. Se considera um professor-artista: “não ensino apenas a tocar violão, estou formando um público mais exigente, mais crítico com relação à musica”.

Suas referências de Alex vão de Led Zeppelin a João Gilberto, Ralph Towner e Villa-Lobos, sem esquecer seus professores.

Tudo começa quando você encontra um bom mestre. Uma boa escola. Escolha um estilo, mas não se prenda a ele: o mestre irá te mostrar o caminho. E não tenha dó de você mesmo. Não arrume desculpas. Tenha disciplina e estude todos os dias: eu cheguei a estudar 8 horas por dia, de domingo a domingo, numa época da minha vida. E se aproxime de pessoas que tenham algo a ensinar.

Alex Maia
Redes Sociais