Eduardo Letti

Guitarra
Edu Letti, professor do IGT e do projeto On Stage

Edu Letti é um multi-instrumentista, produtor, arranjador e compositor. Suas influências vieram do classic rock: Deep Purple e Led Zeppelin fizeram o jovem se interessar pela música e querer tocar um instrumento.

Primeiro veio o violão, aos 13 anos, presente de uma tia, e depois a guitarra, aos 18, comprada por conta própria. O guitarrista Richie Blackmore foi seu pimeiro ídolo e continua sendo: “Ele foi o primeiro, marcou minha juventude”. Ao longo dos anos, as influências diversificaram e Letti foi absorvendo de tudo um pouco: Scott Henderson, Frank Gambale, música brasileira, blues e rock. Se for para definir o próprio estilo, Letti prefere o termo ‘fusion’ – uma fusão de tudo o que gosta.

Autodidata, Letti começou tocando músicas que tirava de ouvido. Fez algumas aulas particulares e só mais tarde se formou no Musicians Institute, nos EUA. Logo depois que voltou ao Brasil, passou a dar aulas no IG&T, no ano de 1998. Hoje, também leciona no projeto On Stage. Como músico, Letti faz um pouco de tudo: dá aulas, toca em bandas, já lançou dois discos solo – e está preparando mais um -, toca na noite, acompanha outros artistas e trabalha com produção musical.

Recomendo que todos tirem músicas de ouvido. Com a internet, vem tudo mastigado e ninguém ouve a música para tirar. Música não se vê: se ouve. Você precisa treinar o ouvido. Foi como eu aprendi: tocando. A aula teórica é importante, mas ela é complementar à prática e não o contrário.

Eduardo Letti
Redes Sociais