O III Seminário de Harmonia da EM&T aconteceu entre os dias 29 de maio e 03 de junho de 2017 e reuniu mestres e doutores em música, profissionais que atuam como professores, compositores e arranjadores, com experiência e prêmios internacionais.
O destaque fica para a importância do estudo da harmonia para todos os músicos, independentemente do estilo musical que gosta ou toca e independente também de seu instrumento.
Declarações dos mestres e professores
Nas palavras de Wanderson Bersani, coordenador do IG&T, “absolutamente TODO guitarrista deve estudar harmonia funcional, independente de estilo e credo”.
Já Ednilson Lazzari, coordenador do LEM, nosso curso de Linguagem e Estruturação Musical, e organizador do evento, disse sobre o Seminário:
Estou extremamente feliz com o resultado do Seminário de Harmonia ocorrido. Palestrantes incríveis, da mais alta qualidade prática e intelectual do País passaram por aqui. Agradeço também aos alunos participantes pela riqueza compartilhada, pois eles também se colocaram e contribuíram frente às questões discutidas. Meu muito obrigado aos palestrantes Sandro Haick, Marisa Ramires (FAAM), Nelson Faria (Universidade de Örebro, Suécia), Dr. Celso Mojola (Cantareira), Dr. Rodolfo Coelho de Souza (USP) e Dr. Carlos Almada (UFRJ). Todos nós que assistimos e nos emocionamos com suas demonstrações de experiencias e conhecimentos sobre harmonia, agradecemos. Meu muito obrigado à equipe de apoio Lizandra Pronin, Mariana Galli, Flávio Tsunami, Karine Carvalho e Roberta Marques. Foi um evento do mais alto nível. Aos meus parceiros, sem os quais isso não seria possível, Célio Ramos, Mônica Lima e Mozart Mello, Thank You.
Sandro Haick, palestrante do primeiro dia do seminário também deu um depoimento: “obrigado Ednilson pelo convite, obrigado a todos os alunos presentes, foi muito bom ! Adorei demais!”
Confira alguns momentos do III Seminário de Harmonia nas fotos abaixo.